Treinamento para pais

A participação dos pais no início da vida da criança é valiosa e preciosa, principalmente quando eles minimizam o estresse, desaceleram para usufruírem do momento de brincar, de cuidar, valorizando o tempo, o divertimento, a ludicidade, com isso estimulam o cérebro e constroem conexões que são à base da inteligência, das habilidades e do desenvolvimento dos seres completamente humanos.
Diante disso, o treinamento de pais se faz necessário, para que seja desenvolvido um pai capaz de dar carinho, de abraçar, afetuoso, que consiga se acalmar, mas que dê limites para que no futuro eles sejam adultos resilientes, empáticos, bem humorados e altamente eficazes nos relacionamentos interpessoais.
O treinamento de pais é feito em uma sequência de 10 sessões, acontece no consultório ou em ambiente externo. Primeiro, é feito o mapeamento das dificuldades dos pais, avaliando quais são as dificuldades e habilidades para lidar com os desafios diários em educar seu filho. Após essa primeira etapa é feito o treino de habilidades socioemocionais para melhorar o enfretamento das situações, onde eles participam das intervenções e começam a exercitar as técnicas de forma assertivas dentro do que aprendeu, e por fim reunimos o aprendizado de todo o processo. Para que aconteça mudança de comportamento é preciso ter muita disciplina e persistência.